A Faferia é uma casa voltada para a cerâmica no centro antigo de Florianópolis. É escola, com cursos permanentes e workshops; comercializa argilas, esmaltes, ferramentas e matérias-primas; presta serviço de queimas cerâmicas; e oferece locação de ateliê e de torno. Conheça um pouco de quem faz a Faferia:

Fifo Lima
É o coodenador da Faferia Cerâmica. Faz a gestão da casa, cuida do atendimento e das queimas cerâmicas. Criou a Faferia em 2017. Foi iniciado na cerâmica pelo músico e ceramista Marcoliva. É jornalista, formado em Letras pela UFSC. Foi repórter de cultura nos jornais O Estado, A Notícia e Diário Catarinense ao longo de 20 anos, trabalhando principlamente na áre de cultura. .

Durante seis anos foi assistente da diretoria da Fundação Cultural Badesc, prestando assessoria de imprensa, produção e coordenação do cineclube da casa. Durante dois anos e meio, produziu a Feira de Arte de Florianópolis, a FAF. Escreveu Paulo Gaiad – Vida e Obra e uma breve biografia do artista Rubens Oestroem. Foi conselheiro estadual de cultura.
 

Nadine Martinez
Professora no ateliê de cerâmica da Faferia, Nadine Martinez é formada em design de moda pela Univali e pós graduada em design estratégico e inovação pela PUC de Curitiba. Lecionou durante três anos no curso de graduação em design de moda na UDC de Foz de Iguaçu, nas disciplinas de criação, desenvolvimento de produto, desenho e desenvolvimento de coleção.

Nadine é criadora da nu.atelie, marca de cerâmica autoral, onde desenvolve produtos que vão desde utilitários a acessórios pessoais, todos em um processo totalmente artesanal.

Teve sua primeira experiência com cerâmica, trabalhando junto a artista plástica Maria Cheung. E de lá pra cá se aprofundou cada vez mais neste universo. Trabalha com as técnicas de modelagem de mesa, torno, e esmaltação.

Instagram: @nu.atelie

 
 
Ágata Tomaselli
Professora de torno na Faferia, Ágata Tomaselli é graduada em artes visuais pela Udesc e cursa roda de oleiro tradicional na Escola Municipal de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros, pelo módulo profissionalizante, em São José. Fez workshop de esmaltação com Marina Takasi; oficina de torno elétrico, com Rosângela Rosa; serigrafia e decalque cerâmico, com Luiza Christ; e fotocerâmica, com Carusto Camargo.
Atuou como bolsista no Núcleo Pedagógico de Educação e Arte, da Udesc, onde ministrou, sob orientação da professora Rosana Bortolin, o curso de modelagem e preparação de massas cerâmicas para queimas alternativas, e também a oficina laboratório de torno cerâmico. É atuante no Coletivo Geodésica Cultural, de arte colaborativa. A Ágata também produz suas própria coleção de cerâmica.
Instagram: @aterceramica
 
Maria Paula Vieira
Maria Paula é professora assistente da Faferia. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, teve seu primeiro contato com a cerâmica em 2015, cursando disciplinas no curso de Design da UFSC. Nos anos seguintes desenvolveu seu trabalho através de pesquisas, experimentos e cursos ofertados pela UFSC e pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente também produz suas próprias cerâmicas artesanais, a partir da modelagem manual de mesa.
Instagram @matildaceramicas
Sofia Dietmann
Estagiária de comunicação, é graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bailarina desde muito nova e apreciadora do mundo artístico, encontrou no jornalismo as ferramentas necessárias para explorar a arte como forma de comunicação.